Secretaria de Agricultura de Guanambi, Codevasf, Senar e IF Baiano realizam curso de manipulação de cosméticos com produtos das abelhas
Apicultores, agricultores familiares e estudantes estão participando de um curso sobre manipulação de cosméticos com produtos das abelhas. A atividade está sendo realizada no laboratório de química do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, e é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco é Parnaíba (Codevasf), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
No curso, os participante estudantes de Química do IF Baiano, e de Farmácia e Estética da Unifg, além de apicultores e agricultores familiares de Guanambi e Pindaí, estão adquirindo conhecimentos sobre a composição química dos produtos das abelhas, suas propriedades benéficas e o aproveitamento dos produtos descartados pelos apicultores para elaboração de cosméticos.
Serão 40 horas de curso até sexta-feira (22). As aulas estão sendo ministraras pela professora Maria José Sarmento Filha, licenciada em Química e doutora em inovação e desenvolvimento de medicamentos.
Na semana passada, o mesmo curso foi ministrado em Riachão das Neves, em Barreiras. Na semana que vem será a vez de Bom Jesus da Lapa.
O objetivo desse projeto é difundir conhecimento sobre todas as possibilidades de aproveitamento e reaproveitando dos produtos da apicultura.